top of page
ORIGENS

Projeto

Este site foi criado para divulgar o projeto SER TÃO DE ORIGEM e compartilhar elementos sobre a História de Jundiaí, com a intenção de ser um canal de troca de informação, reflexão e fonte futura de pesquisa.

O Projeto SER TÃO DE ORIGEM nasceu em fevereiro de 2013, quando Caroline Ungaro e Tábata Makowski, atrizes e dramaturgas jundiaienses, uniram-se para pesquisar a História de Jundiaí como mote para construírem um espetáculo de teatro.

Neste tempo de pesquisa e criação, fizeram parceria com Ricardo Sawaya e Carolina Ferretti, escreveram um texto teatral chamado SER TÃO DE ORIGEM e construíram um projeto para poder produzi-lo e apresentá-lo.

 

Em 2015, o projeto foi selecionado pelo Programa de Estímulo à Cultura de Jundiaí e apresentado como: "Projeto realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí, Secretaria da Cultura - Programa Estímulo 2014".

 

Dentro do Programa Estímulo, o projeto criou e apresentou o espetáculo SER TÃO DE ORIGEM e realizou a oficina TEATRO - CORPO E TEXTO (uma introdução ao teatro e à dramaturgia teatral para adolescentes).

 

Para esta empreitada, fizeram parte da equipe: Abel Saavedra, Alice Possani, André Farias, Caroline Ungaro, Cristiano Meirelles, Edivaldo Zanotti, Fernanda Rappa, Marcelo Peroni, Marília Scarabello, Raquel Saldívia, Tábata Makowski e Victória Camargo.

Nesta primeira fase do projeto estiveram conosco os seguintes apoiadores: Casa do Meio Escola Livre, Rosso Bianco e Klin Lavanderia.

SER TÃO DE ORIGEM também foi responsável pela criação do UM núcleo de teatro, tornando-se primeiro espetáculo do grupo.

Em 2016 o espetáculo foi apresentado na EMEB Aparecida Merino Elias e na Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho ainda pelo Programa Estímulo. Também teve uma apresentação realizada no Colégio Criarte de Jundiaí e duas apresentações no Colégio Técnico de Jundiaí ETECVAV. Nesse mesmo ano foi inscrito e aprovado para captação no Pronac (Lei Rouanet) com um projeto que beneficia jovens de escolas públicas com ingressos e ônibus gratuitos. 

Em 2018 foi selecionado pelo  3º Edital Instituto CCR de Projetos Culturais, recebendo patrocínio parcial, via PRONAC, que possibilitará a realização do projeto nas cidades de Itupeva, Louveira, Jundiaí e Várzea Paulista.

Ainda em 2018 o espetáculo foi inscrito e aprovado no EDITAL PROAC Nº 08/2018 – CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS ARTES CÊNICAS INFANTIL E/OU JUVENIL beneficiando jovens de escolas públicas de 10 cidades do interior do Estado de São Paulo. 

Em 2019 foram realizadas 30 apresentações de SER TÃO DE ORIGEM nas cidades de Itaquaquecetuba, Várzea Paulista, Franca, Ferraz de Vasconcelos, Jundiaí, Francisco Morato, Mococa, Carapicuíba, Franco da Rocha, Campinas, Itupeva e Louveira. Nessa nova empreitada entraram para a equipe a direção de arte de Angola Houghton, a produção de Bárbara Guilherme da produtora Etc na Rua e de Kátia Manfredi, William Sanches e Thiago Moreira da produtora Tomada Cultural, a assessoria de imprensa da Fernanda Barros, a manutenção de cenários de Juliana Fernandes, a fotografia de Gabriel e Pedro Amora, o design gráfico da Agência Urso e de  Giovana Del Masso, os vídeos da Z&S Filmes, a iluminação e sonorização de Iaiá Zanatta e de Tito Som. 

 

Em 2020 mais 4 apresentações aconteceriam em março e abril; com o cancelamento e a impossibilidade de realizar apresentações tão cedo, devido à pandemia, o projeto conseguiu autorização para transformar a peça em áudio drama. Neste novo formato, SER TÃO DE ORIGEM continuará sua jornada pelas escolas, podendo, inclusive, alcançar plateias inimagináveis. 

Nos encontramos por aí. Vamos juntos "criar neste tempo uma terra esboçar uma era, com tudo o que desejamos sonhamos pra ela"!

Todos estão convidados a contribuir com as postagens deste site. Basta encaminhar o material para um dos e-mails do contato.

Ser-tão-de-Origem6.png
Ser-tão-de-Origem6.png
ORIGENS.png

Equipe

Ser-tão-de-Origem6.png
Ser-tão-de-Origem6.png
bottom of page